December 15, 2020 By TMA 0

Consultar Valor do IPVA: Veja aqui como funciona

Quem é proprietário de um veículo já está acostumado com o IPVA (Imposto), cobrado todos os anos em todo o território brasileiro. Para o pessoal de Minas Gerais o imposto é cobrado da mesma forma, no início do ano e com diferentes datas para certos veículos. O IPVA e o seguro DPVAT são obrigatórios e, apenas após o pagamento destes, o Licenciamento (CRLV) é disponibilizado para o proprietário. Há algumas exceções, como os taxistas, que não precisam pagar o imposto, por trabalharem com o veículo.

Consultar Valor do IPVA: Veja aqui como funciona

Para auxiliar a consulta do valor do IPVA e das demais informações sobre o imposto, separamos alguns tópicos para facilitar o entendimento.

As datas para pagamento do IPVA variam de estado para estado, apesar de ser obrigatório em todo o território brasileiro. Assim, os moradores de cada região devem acessar o site do Detran, neste caso, o Detran MG, ou então o site da Secretaria da Fazenda para confirmar as datas através do calendário que eles disponibilizam todo ano. Fique tento para as atualizações nos sites ou então confira presencialmente as datas no Detran MG, que permite ao proprietário parcelar o IPVA em até três vezes ou então quitar todo o valor com um desconto significativo.

A tabela de pagamento sintetiza essas informações, desde o valor a ser pago, os prazos estabelecidos, as formas de pagamento e até mesmo os possíveis descontos para quem quiser pagar o imposto com antecedência. Ela será divulgada no próximo ano de 2021, portanto a tabela deste artigo é a do ano de 2020, para que você tenha uma ideia do que esperar para a próxima edição. Os valores e informações sofrem alteração de um ano para o outro.

Para entender a tabela, Minas Gerais, assim como todo o Brasil, utiliza o último número da placa do veículo para organizar a ordem dos pagamentos. Começando pelo número 1 (um), que tem um prazo mais curto, até as placas que terminam com o número 9 (nove) e, por fim, o 0 (zero). No estado, a divisão é feita em duplas.

Último número da placa do veículo Data para pagamento à vista do valor integral, ou da primeira parcela (quando parcelado) Segunda parcela Terceira e última parcela
1 e 2 13 de janeiro 13 de fevereiro 13 de março
3 e 4 14 de janeiro 14 de fevereiro 16 de março
5 e 6 15 de janeiro 17 de fevereiro 17 de março
7 e 8 16 de janeiro 18 de fevereiro
  1. de março

 

O valor e o calculo para chegar até ele é feito individualmente por cada estado, baseado na necessidade administrativa de cada um. Em Minas Gerais, o cálculo é bem simples e leva em consideração a tabela FIPE e as características do veículo. Portanto, o valor é diferente para cada veículo.

Confira as porcentagens:

 

1,0% – Taxa para veículos de serviço comercial, como ônibus, caminhões, micro-ônibus e tratores, por exemplo;

  •  1,0% – Qualquer veículo que tenha sido locado;
  •  2,0% – Motos, quadriciclos e demais veículos semelhantes;
  •  2,0% – Carros de passeio, que podem ser utilizados para transporte público, como fretes escolares;
  •  3,0% – Pick-ups e camionetes de carga;