October 27, 2020 By Usuário 4 0

Por que você precisa fazer a consulta Renavam no Detran SC?

Quem tem algum veículo, já deve saber que o Renavam é uma espécie de número de identificação do seu automóvel. Ele também pode ser comparado a uma impressão digital dos humanos, pois que cada uma dessas sequências de números é única.  Mesmo quando algum veículo é descartado, ou não está em circulação, o Renavam nunca será repetido. Mas além da identificação, para qual motivo seria necessário fazer uma consulta Renavam Detran SC?

 

Conhecer o histórico do automóvel

 

Essa é uma dica de ouro para quem vai comprar um carro, moto, caminhão usados. Sempre faça a consulta Renavam Detran SC antes de fazer a compra. Com isso, você consegue ter acesso às restrições, vistorias e débitos que estão relacionados ao automóvel. Muitas vezes, compradores acabam tendo que pagar o IPVA, que era de responsabilidade do proprietário antigo, por não perceber esse detalhe. 

 Se o número do Renavam não estiver disponível, em determinados momentos você pode fazer a checagem pelos dados da placa. 

Essa orientação também vale para multas. Mesmo se você não for adquirir um veículo, pode verificar se fez alguma infração no trânsito antes mesmo dela chegar pela correspondência. Um susto a menos no final do mês, não é?!

 

Em caso de blitz policial

 

Ser parado em uma blitz policial, nunca é algo agradável. Ainda sim, toda a experiência pode ficar mais tranquila se os documentos obrigatórios estiverem junto com o condutor e se ele estiver seguindo as leis de trânsito. 

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é obrigatório portar o CRLV (Certificado de registro e Licenciamento de Veículos), sempre o mais atualizado possível e original. Cópias, por exemplo, não são válidas.  Neste documento, está presente o número do Renavam e é a partir dele, que os policiais fazem a consulta Renavam Detran SC. 

Com ela, eles conseguem ver se todas as normas estão sendo seguidas e se o IPVA foi pago. Se o imposto não estiver em dia, em muitos Estados brasileiros, isso significa que o licenciamento do veículo está inadimplente também. No caso de essa situação acontecer, o automóvel pode ser guinchado. 

O artigo 131, parágrafo 2, do CTB informa que o veículo só estará licenciado quando for comprovado o pagamento de todos os tributos. 

 

Renavam pode ser consultado digitalmente

 

Se a pandemia e covid19 trouxe alguma coisa de bom em 2020, foi sem dúvidas a modernização de serviços, que antes eram tão arcaicos e burocráticos. Isso aconteceu no Detran de Santa Catarina.  

A consulta Renavam Detran SC pode ser feita por meio do CRLV digital. Desde junho de 2020, este documento começou a ser expedido digitalmente em todo o Brasil, com os padrões estabelecidos pelo Denatran. 

Para os condutores de Santa Catarina que não se sentem confortáveis apenas com a forma digital, é possível imprimi lo em casa, em qualquer impressora. A autenticidade dele será verificada pelo QR Code, disponível no CRLV.  A impressão pode ser feita pelo Portal de Serviços do Denatran, pelo site do Detran do seu Estado ou pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito.